O curso de Secretariado 2.0, é destinado às pessoas que querem trabalhar na área de secretariado, ou que já trabalham nesta área para assessorar executivos nas empresas.
Carga horária média: 24 horas.
Pré-requisitos: O aluno precisa conhecer Windows e Word Básico.
Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.
Este curso tem como objetivo ensinar algumas das habilidades necessárias para assessorar executivos do mundo empresarial e dos negócios. Também iremos ensinar a como automatizar suas tarefas de um jeito mais simples, melhor e mais rapidamente utilizando um computador.
Atividade 1 - O Secretariado
Esta atividade mostrará o que as empresas esperam de um bom profissional de secretariado e os demais tópico abaixo:
O Papel do Profissional de Secretariado
Ética Profissional
O Dia da Secretária
Conhecendo a Empresa
Organograma de uma Empresa
Comportamentos no Primeiro Dia de Trabalho
Conhecendo seu Chefe
O Período de Adaptação
Sua Aprendizagem
Organização do Local de Trabalho
Os Intangíveis
Assédios
Atividade 2 Técnicas Diárias
Esta atividade vai ensinar técnicas para os procedimentos rotineiros, conforme mostra os tópicos abaixo:
Procedimentos Rotineiros
O Secretariado e o Correio Eletrônico
Criando uma Conta de Correio Eletrônico
Configurando e Conhecendo O Outlook
Cadastrando os Contatos no Outlook
Elaborando um E-Mail
Inserindo o Logo e Assinatura em um E-Mail
Netiqueta (Etiqueta Online)
Atividade 3 A Agenda
Esta atividade ensina o profissional de secretariado a organizar sua agenda e a do seu chefe utilizando o outlook conforme mostra os tópicos abaixo:
Conhecendo a Agenda
Tipos de Agenda
A Agenda de Compromissos do Gerente
Agendando Compromissos
Atividade 4 Gerenciando Tarefas
Esta atividade vai ensinar o recurso mais valioso para um funcionário e também para a empresa, como gerenciar o tempo . Saber administrar bem o tempo no trabalho é um dos diferenciais que podem levar uma pessoa ao sucesso profissional, veja o que será ensinado nos tópicos abaixo:
Gerenciando o Tempo
Delegando Tarefas
Liderança Secretarial
As Tarefas com o Microsoft Outlook
Atividade 5 Comunicação
Esta atividade vai ensinar como o profissional deverá se comportar no atendimento ao cliente externo e interno, conforme mostra os tópicos abaixo:
A Importância da Comunicação
As Diversas Formas de Se Comunicar
Escutar, escutar, escutar
Falar, Falar, Falar
Atendimento ao Cliente
Recebendo Bem o Cliente
Recepcionando os Tipos de Clientes
Atendendo o Telefone
Ausência do Chefe
Conversação
As Queixas e Reclamações
Atividade 6 Gestão e Logística dos Documentos
Esta atividade mostra como o profissional irá gerenciar os documentos e correspondências da empresa:
A Origem dos Documentos
A Correspondência Recebida
O Que é um Arquivo?
Locais, Mobiliários e Acessórios de Arquivamento
A Idade dos Arquivos
Classificação dos Documentos no Arquivo
Conservação, Restauração e Descarte de Documentos
Recebimento e Envio de Documentos
Atividade 7 Eventos
Esta atividade mostra ao profissional como organizar ou gerenciar eventos de vários tamanhos, conforme mostra os tópicos abaixo:
O Evento
Tipos de Eventos
Planejamento do Evento
Organizando uma Reunião Interna
Detalhes sobre Evento
A Escolha dos Fornecedores
Finalizando o Evento
Cerimonialista e Mestre de Cerimônia
A Precedência
Ordem Geral de Precedência entre Bandeiras
Atividade 8 Organizando Viagens de Negócios
Esta atividade ensina o profissional de secretariado a organizar uma viagem nacional e internacional, conforme mostra os tópicos abaixo:
A Documentação e Visto
Reserva de Voos e Fuso Horário
Reservas de Hotel e Traslado
Locação de Automóvel
Turismo, Costumes e Feriados Locais
Celular e Cartão de Crédito no Exterior
Material Necessário para Viagem
Providências Durante a Ausência do Executivo
Usar ou Não uma Agência de Viagem?
Atividade 9 Gestão Comercial, de Compras e Financeira
Esta atividade introduz o profissional nas áreas de comercio exterior, gestão das compras e financeira, conforme mostra os tópicos abaixo:
Introdução ao Comercio Exterior e Internacional
Gestão de Compras e Orçamentos
Técnicas de Negociação com Fornecedores
Receber e Avaliar o Serviço ou Produto
Controle de Estoques
O Pequeno Caixa
Introdução a Gestão Financeira
A Correção Monetária e os Juros
Atividade 10 A Busca pela Vaga de Emprego
Depois de todo o aprendizado, esta atividade ensina ao aluno técnicas para conseguir a vaga de secretariado:
Onde Buscar a Vaga de Emprego
Os Tipos de Empresa que você Encontrará
Dicas de Entrevista
Como Criar um Currículo
Formatando o Currículo
A Carta de Apresentação