Box 04 - Construção e a programação de um trem e de sua estação.
Este curso abordará
A quarta caixa (box) do RoboEduc InBox tem como objetivo apresentar e aprofundar conceitos de circuitos, arduino, sensor infravermelho, motor DC e ponte H, além de dar continuidade ao estudo de Programação por meio da contextualização de conteúdos interdisciplinares como a revolução industrial, o surgimento dos trens e outras curiosidades.
O desafio da Box 4 será a construção e a programação de um trem e de sua estação.
Ficha Técnica
Carga horária média: Aproximadamente 2 meses se aplicar uma aula de 50 minutos por semana. + oficinas extras.
Pré-requisitos: Crianças a partir de 8 anos de idade. Para crianças com menos de 12 anos, ter acompanhamento do monitor da sala de aula.
Técnicas didáticas: 22 vídeos aulas, sendo 4 oficinas práticas e 1 desafio e apostila com oficinas extras.
O curso tem por objetivo
O objetivo desta box é uma introdução a trens de superfície, motores DC, programação de seguidor de linha. Trará componentes para a montagem de um veículo leve sobre trilhos (VLT). Seus sensores possibilitam que o VLT siga o trilho disponibilizado no mapa da smart city.
Conteúdo do curso
Atividade 1 Conteúdo da BOX 4
Neste vídeo, o aluno assistirá a uma breve apresentação sobre o que será ensinado na Box 4.
Atividade 2 Oficina I Aula 1 Revolução Industrial
Será apresentado ao aluno uma breve história sobre a revolução industrial e o surgimento das ferrovias.
Atividade 3 Oficina I Aula 2 Apresentação dos itens da BOX 4
Serão apresentados ao aluno todos os materiais e os componentes que serão utilizados no decorrer das aulas da BOX 4.
Atividade 4 Oficina I Aula 3 - Você Sabia?
Neste vídeo, o aluno irá aprender algumas curiosidades sobre as locomotivas.
Atividade 5 Oficina I Aula 4 Pinos do sensor IR e Sinal Analógico?
Nesta aula, o aluno irá aprender para que serve cada pino do sensor infravermelho e como utilizar o sensor na porta analógica do Arduino em vez da porta digital.
Atividade 6 Oficina I Aula 5 Prática 1
Nesta aula, será mostrado ao aluno o circuito utilizado para ligar o sensor infravermelho no Arduino utilizando a porta analógica
Atividade 7 Oficina II Aula 1 Conhecendo o Motor DC
Nesta aula, o aluno irá descobrir como funciona um motor de corrente direta (DC) e aprender a diferença entre a corrente direta e a alternada.
Atividade 8 Oficina II Aula 2 Ponte H/Driver
Nesta aula, será apresentado ao aluno o componente/driver chamado Ponte H, que é utilizado para conectar e controlar os motores DC ao Arduino.
Atividade 9 Oficina II Aula 3 - Você Sabia?
O aluno irá aprender um pouco mais sobre os motores e o seu funcionamento.
Atividade 10 Oficina II Aula 4 - Programando Ponte H
Nesta aula, o aluno irá aprender a montar os circuitos dos motores, ligando-os na ponte H.
Atividade 11 Oficina II Aula 5 - Prática 2
O aluno irá montar todo o circuito do trem, ligando os motores na ponte H e programando-a para que as rodas girem de acordo com o esperado.
Atividade 12 Oficina III Aula 1 - Reconhecendo o Chassi
O aluno irá aprender todas as partes do chassi do trem e os encaixes que iremos utilizar para prender o Arduino, os motores e os outros componentes.
Atividade 13 Oficina III Aula 2 - Baterias e Alimentação do Circuito
O aluno irá aprender a ligar outros tipos de alimentação de energia no Arduino, por exemplo, os packs de pilhas em vez do cabo USB tradicional.
Atividade 14 Oficina III Aula 3 - Operadores relacionais
Nesta aula, o aluno irá se aprofundar na utilização dos operadores relacionais à programação e como eles são utilizados em nosso projeto.
Atividade 15 Oficina III Aula 4 - Prática 3
Nesta aula, o aluno irá montar todo o carrinho e os sensores infravermelhos para que ele siga automaticamente a linha preta do Mapa impresso da Box.
Atividade 16 Oficina IV Aula 1 Competições de Robótica
Será apresentado ao aluno uma breve explicação sobre os diversos tipos de competições de robótica que acontecem no mundo.
Atividade 17 Oficina IV Aula 2 Veículos Elétricos Autônomos
O aluno irá aprender o que são e como funcionam os veículos elétricos autônomos (veículos que não necessitam de um motorista).
Atividade 18 Oficina IV Aula 3 Você Sabia?
Serão apresentadas ao aluno algumas curiosidades sobre os automóveis elétricos.
Atividade 19 Oficina IV Aula 4 Código do Seguidor de Linha
Nesta aula, o aluno irá verificar o código completo do nosso carrinho (trem) seguidor de linha.
Atividade 20 Oficina IV Aula 3 Letreiro no LCD e vagas sensoriadas (SEM LIB)
O aluno irá finalizar a montagem e a programação do carrinho seguidor de linha e testá-lo no final.
Atividade 21 Oficina IV Desafio
O aluno será desafiado a construir um trajeto maior utilizando fita isolante para criar linhas pretas e testar o carrinho seguidor de linha.
Atividade 22 Revisão
Neste pequeno vídeo, será apresentada uma revisão geral para o aluno de tudo o que foi estudado e praticado durante as aulas da BOX 4.