Box 03 - Construção e a programação de um estacionamento inteligente
Este curso abordará
A terceira caixa (box) do RoboEduc InBox tem como objetivo apresentar o sensor infravermelho, o display LCD e o módulo I2C, aprofundar os conhecimentos sobre arduino, LEDs, circuitos, bibliotecas e dar continuidade ao estudo de Programação.
O desafio da Box 3 será a construção e a programação de um estacionamento inteligente.
Ficha Técnica
Carga horária média: Aproximadamente 2 meses se aplicar uma aula de 50 minutos por semana. + oficinas extras.
Pré-requisitos: Crianças a partir de 8 anos de idade. Para crianças com menos de 12 anos, ter acompanhamento do monitor da sala de aula.
Técnicas didáticas: 24 vídeos aulas, sendo 4 oficinas práticas e 1 desafio e apostila com oficinas extras.
O curso tem por objetivo
O objetivo desta box é uma introdução a Display de LCD. Trará um projeto de estacionamento inteligente, que possui dois sensores infravermelhos e um display LCD.
Conteúdo do curso
Atividade 1 Conteúdo da BOX 3
Neste vídeo, o aluno assistirá a uma breve apresentação sobre o que será ensinado na Box 3.
Atividade 2 Oficina I Aula 1 Acessibilidade, estacionamentos inteligentes
O aluno irá aprender o que é acessibilidade, por que ela é tão importante em nosso cotidiano e o que são os estacionamentos inteligentes.
Atividade 3 Oficina I Aula 2 Apresentação dos itens da BOX 3
Serão apresentados ao aluno todos os materiais e os componentes utilizados no decorrer das aulas da BOX 3.
Atividade 4 Oficina I Aula 3 Circuitos dos LEDs alternados
Nesta aula, o aluno irá aprender a ligar dois LEDs em série para que eles pisquem de forma alternada.
Atividade 5 Oficina I Aula 4 Você Sabia?
O aluno vai descobrir como os asiáticos resolveram o problema de falta de espaço nas garagens e nos estacionamentos por meio da criação de garagem-elevador e estacionamentos inteligentes.
Atividade 6 Oficina I Aula 5 Prática 1
Nesta aula, o aluno irá aprender a alternar de um LED para outro de forma manual por meio de circuitos elétricos, sem utilizar a programação.
Atividade 7 Oficina II Aula 1 Teoria dos Sensores
Nesta aula, o aluno irá estudar como os sensores surgiram e como eles nos ajudam a automatizar diversos tipos de projetos.
Atividade 8 Oficina II Aula 2 Sensor Infravermelho - A resposta digital do sensor
O aluno irá estudar o Sensor infravermelho de forma aprofundada, pois será utilizado, posteriormente, no projeto do estacionamento inteligente.
Atividade 9 Oficina II Aula 3 Você Sabia?
O aluno irá aprender um pouco sobre os tipos de sensores que nós, humanos, temos em nosso corpo, e os tipos de sensores de alguns animais.
Atividade 10 Oficina II Aula 4 Utilizando sensores IR (COM LIB)
Nesta aula, o aluno irá aprender a programar o sensor infravermelho que será utilizado no estacionamento inteligente, utilizando a biblioteca de códigos RoboEduc_Inbox.
Atividade 11 Oficina II Aula 4 Utilizando sensores IR (SEM LIB)
Nesta aula, o aluno irá aprender a programar o mesmo código da aula passada sobre o sensor infravermelho, mas sem a utilização da biblioteca pronta.
Atividade 12 Oficina II Aula 5 Prática 2
Nesta aula, o aluno irá montar todo o circuito das vagas do estacionamento inteligente e testar a programação no Arduino.
Atividade 13 Oficina III Aula 1 Baixando e instalando uma biblioteca pela IDE
O aluno irá aprender a fazer o download e a instalação de outras bibliotecas disponíveis no acervo da IDE Arduino.
Atividade 14 Oficina III Aula 2 Módulo I2C
O aluno iniciará os estudos sobre o painel de LCD do modelo I2C, que será utilizado para exibir quantas vagas temos disponíveis em nosso estacionamento inteligente.
Atividade 15 Oficina III Aula 3 Hello World no LCD
O aluno aprenderá a exibir o seu primeiro texto no painel LCD utilizando a linguagem de programação Arduino.
Atividade 16 Oficina III Aula 4 Você Sabia?
O aluno aprenderá o que é e como funciona a tecnologia LCD.
Atividade 17 Oficina III Aula 5 Prática 3
Nesta aula, o aluno iniciará a montagem da estrutura do estacionamento inteligente e a montagem da programação do painel de LCD onde será exibida a quantidade de vagas disponíveis.
Atividade 18 Oficina IV Aula 1 LCD mostrando a disponibilidade de vagas
Nesta aula, o aluno irá finalizar o código da programação do painel LCD onde será exibida a quantidade de vagas disponíveis em nosso estacionamento.
Atividade 19 Oficina IV Aula 2 Estruturas condicionais IF
O aluno irá continuar o aprendizado sobre as estruturas condicionais IF e irá implementar essas estruturas na programação do estacionamento inteligente.
Atividade 20 Oficina IV Aula 3 Letreiro no LCD e vagas sensoriadas (SEM LIB)
Nesta aula, o aluno irá juntar a programação dos sensores infravermelhos com as do painel LCD, de forma que o estacionamento inteligente comece a ficar automatizado.
Atividade 21 Oficina IV Aula 3 Letreiro no LCD e vagas sensoriadas (COM LIB)
O aluno irá aprender o mesmo conteúdo da aula anterior utilizando as bibliotecas de código RoboEduc_Inbox para simplificar a programação.
Atividade 22 Oficina IV Aula 4 Prática 4
Nesta aula, o aluno irá passar os códigos aprendidos na atividade 20 para o Arduino e testar o projeto do estacionamento inteligente.
Atividade 23 Oficina IV Desafio
O aluno será desafiado a incluir mais uma vaga sensoriada em nosso estacionamento inteligente para que ele fique com duas vagas em vez de uma. O aluno deverá montar todo o circuito elétrico e a programação.
Atividade 24 Revisão
Neste pequeno vídeo, será apresentada uma revisão geral para o aluno de tudo o que foi estudado e praticado durante as aulas da BOX 3.